BREVE HISTÓRICO

O Programa Educacional de resistência às drogas e a Violência – PROERD, foi implantado no Rio Grande do Norte no ano de 2002, quando formou na capital do estado a quantidade de 100 crianças do 5º ano do ensino fundamental, ainda no primeiro currículo disposto para o Brasil de 17 lições. Em 2003, 45 novos policiais foram capacitado no mesmo currículo e em 2004 outros foram enviados para treinamento em outros estados, o que culminou na expansão do programa pelo estado, em especial na região do Seridó que abriga 13 das 33 cidades atualmente assistidas pelo programa no RN.           

Os anos de 2009 e 2010 proporcionaram um novo rumo para o programa que chegou ao patamar de 110 instrutores atuando nos mais diversos currículos PROERD.

A população mais vulnerável ao abuso de drogas são as crianças e adolescentes. É nesse cenário que os pais/responsáveis, professores e educadores sociais necessitam, não somente compreender, mas atuar de maneira comprometida com as instituições de Segurança Pública. Sem dúvida, o jovem quer uma escola que ofereça um espaço agradável, com atividades culturais, esportivas, sociais, além de aulas motivadoras. Assim, há de se pensar também no professor, suas ansiedades e angústias relacionadas ao aspecto da sua segurança pessoal, e, certamente, a influência do vínculo afetivo na sua prática diária, possível de ser afetado quando há sensação de insegurança que permeia a relação educador/educando.

Nossa preocupação é contribuir com o fortalecimento da capacidade de oferta de serviços públicos de qualidade à população, particularmente no que concerne ao combate às drogas no estado. Dessa forma, faz-se necessário a realização de eventos periódicos para aproximação, socialização e troca de experiências entre os mais diversos instrutores, professores, diretores e secretários de educação, que compõem a rede de atuação preventiva do programa PROERD. Acreditamos que a escola, enquanto ambiente socializador, em conjunto com as forças policiais e outros segmentos, também pode promover a prevenção da violência precocemente, pensando estrategicamente a partir de um olhar prospectivo.